Um administrador antiético é aquele que não administra sua empresa, ou seja, aquele que deixa seus funcionários se autogerirem, devido a falta de comunicação, relacionamento e liderança com eles. É aquele que não utiliza a razão, mas sim os sentidos e age por impulso. É também aquele que desvia dinheiro para se beneficiar, e aquele que não controla o dinheiro da empresa. O que compra ou utiliza mais recursos(exemplos:clips, papéis e funcionários) do que deveria. Se ele não controlar a produção, - como por exemplo, a fiscalização de defeitos ou se há furto de produto pelos funcionários - ele será antiético.
Mas veja como é complicado estes assuntos de ser ético ou não, pois se o administrador insere um sistema de câmeras de segurança na empresa, logo ele está sendo ético na profissão. Pois haverá controle, que garantirá a eficiência dos recursos. Porém existem funcionários que podem achar essa atitude totalmente antiética, pois eles sentirão uma certa desconfiança vinda deste administrador. Não é ético também, tratar funcionários como se fossem máquinas, pois estas não pensam, apenas produzem. Primeiro o ser humano, depois o lucro.
Certas atitudes podem ser éticas para alguns e antiéticas para outros, como por exemplo, a economia de queijo para a produção de um sanduíche não será uma atitude correta para o consumidor, mas sim para o administrador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário