Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Brasil e a falta de cidadania.



http://www.vale1clique.com/wp-content/uploads/2010/07/brasil.jpg

  A desigualdade social está aumentando a escassez de cidadania. A Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que toda pessoa tem direito ao trabalho, à saúde, vestuário, habitação e instrução; mas sabe-se que a teoria nem sempre é colocada em prática, e que estes direitos são ilusórios.
  Isto ocorre devido ao crescente desinteresse dos brasileiros na hora de exercer a cidadania, como por exemplo, nas eleições.
  Uma pessoa que anula ou vende seu voto, não poderá exigir seus direitos, pois não cumpriu o seu dever. O funcionário que não cumpre com seu dever, terá pouco ou nenhum direito. Outro exemplo comum seria: o aluno que não estuda, não apresenta interesse, depois que recebe as notas ruins, quer exigir mais do professor e chega até a culpá-lo pela situação.
  O incorreto é o cidadão pagar diversos impostos, e ainda ver muitas pessoas passando fome, crianças sem escola, unidades de saúde ineficazes e outras situações incompreensíveis.
  Há explicações para essas situações? Claro que sim! Não podemos cobrar nossos direitos, se a maioria continua elegendo candidatos pelo carisma, por gasolina, por cestas básicas ou pela sorte. Quando você vende o voto, você está pensando no seu benefício momentâneo, o que resultará em um malefício para a sociedade em que vive, ou seja, em todas àquelas situações incompreensíveis.
  Não se pode exigir muito de um político, pois grande parte dos brasileiros que encontram uma mala ou carteira com dinheiro, não devolve ao seu verdadeiro dono. E a menoria que resolve devolver, é rapidamente divulgada na mídia, como exemplo de honestidade.
  O brasileiro deve colocar todos seus conhecimentos éticos e morais em prática, deve cumprir o seu dever, para poder cobrar seus direitos. A cobrança deve ser rígida, não se pode acompanhar a política brasileira apenas pelos meios de comunicação, e concordar com tudo o que por eles é decidido. Deve-se eleger políticos que represente o povo brasileiro por inteiro, que diminuam todos os tipos de desigualdade e não aqueles que visam apenas o desenvolvimento da elite brasileira.

Referências:
- http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário