Páginas

sábado, 14 de setembro de 2013

Frases Vinigutistas: 7º pensamento

"Uma pessoa não pode mudar outra. O que pode acontecer é o indivíduo receber estímulos para a mudança, mas a decisão parte do próprio indivíduo. Qualquer decisão de transformação traz desconforto, pois cada indivíduo tem sua particularidade e suas necessidades, considerando também que no meio disso tudo haverá uma análise das vantagens e desvantagens da situação. Portanto, não se preocupe com a mudança dos outros, pois isso não depende totalmente de você. E se a preocupação continuar? Possivelmente quem precisará fazer algumas mudanças na vida será você". (Vinicius Augusto Cruz De Biasio)

domingo, 11 de agosto de 2013

Decisões sobre a estrutura organizacional

Para a definição de qual estrutura é a mais adequada a uma organização, deve-se conhecer quais são os objetivos e o papel social dela, deste modo, pode-se escolher uma estrutura em linha, linha-staff, funcional ou matricial. Se for feito o processo inverso, ou seja, primeiro escolher a estrutura, os objetivos organizacionais poderão não ser compatíveis com o modelo escolhido, afetando e comprometendo a eficácia organizacional, ocasionado até mesmo um processo entrópico.
Com o desenho organizacional definido por um organograma, tem-se outras escolhas a fazer: descentralizar ou centralizar as decisões. Deve-se analisar as vantagens e desvantagens de cada uma e verificar se os produtos ou serviços oferecidos pela organização demandam uma centralização ou descentralização das tomadas de decisões. Através disso, pode-se definir qual a margem de controle apropriada ao tipo de estrutura. A organização centralizada talvez precise de margens de controle menores, e a descentralizada pode recorrer a margens maiores, pois supõe-se que os funcionários estejam treinados e preparados, não necessitando de muita supervisão.
Através da semelhança, podemos relacionar as organizações centralizadas com as mecanicistas devido a pouca flexibilidade e a alta padronização que estas possuem. E as descentralizadas com as orgânicas, pelo fato de ambas possuírem a liberdade no fluxo de informações e muita flexibilidade. A alta formalização das organizações mecanicistas garante a eficácia organizacional, porém, poderá engessá-la, sendo essa paralização uma desvantagem da alta burocratização. Alguns meios de formalização são: manualização de normas, procedimentos e processos; descrição de cargos, entre outros. Os processos também poderão ser sistematizados por meio de fluxogramas.
Outra escolha relevante é a do tipo de departamentalização, ou seja, como serão agrupadas as atividades da empresa. As atividades podem ser departamentalizadas por funções, produtos, processos, clientes ou território geográfico. Uma loja varejista que revende produtos de vestuário poderá, por exemplo, departamentalizar por cliente: infantil, juvenil, adulto e terceira idade.
Não adianta adequar sua estrutura aos objetivos organizacionais e realizar uma diferenciação horizontal (departamentalização) ou vertical (níveis hierárquicos), se não houver uma integração, ou seja, uma boa comunicação e relação interdepartamental. É como um corpo humano, onde cada órgão é um departamento, havendo toda essa diferenciação de órgãos, será necessário haver a integração entre eles, para que o todo funcione harmoniosamente.

sábado, 29 de junho de 2013

Quem somos nós para julgarmos as atitudes da tribo indígena Suruwaha?

www.profetizandoasnacoes.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/06/hakani-divulgacao.jpg
      Como em qualquer grupo, numa tribo também há regras. Algumas delas, como a tribo Suruwaha, obrigam a matar crianças provenientes de incestos ou relações extraconjugais, também aquelas que são gêmeas, que possuem deficiências físicas ou mentais e aqueles que são filhos de mãe solteira. As crianças com as características citadas acima são entendidas, conforme sua cultura, como pessoas amaldiçoadas. Os pais são obrigados a matar seus filhos, porém o instinto paternal e maternal são contra essa atitude, e portanto, acabam se suicidando com raízes venenosas. Esses pais são expostos a decisão de honrar a tribo ou seguir seu instinto.
      Facilmente julgam-se ações coletivas e individuais de outros grupos, no entanto, algumas dessas ações estão presentes em nossa sociedade, como nos casos de infanticídio. Um exemplo é o da mãe Jacira Amália Marques que matou sua filha após o parto, na cidade de Araranguá, por estar sob influência do estado puerperal.
       Discutindo sobre infanticídio e vida, não se pode esquecer do aborto. O aborto é uma atitude considerada antiética no Brasil, exceto quando a grávida corre risco de vida, quando a gravidez é resultante de um estupro ou quando o feto for anencefálico (Jurisprudência). Portanto, não se pode dizer que possuímos o direito a vida ou julgar tribos indígenas, se no Brasil é legalizado o aborto por mulheres estupradas.
        O objetivo desse pensamento não é uma apologia a proibição de abortos nessa condição, e sim refletir ou mostrar que estamos agindo de forma semelhante, tirando o direito de viver de muitos fetos.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Frases Vinigutistas: 6° pensamento

"Realmente as coisas não são como planejamos. Após definir planos e objetivos, poderá acontecer algo imprevisível que mudará toda a rota e o rumo de sua vida. A vida é assim, imprevisível. Porém, o planejamento não deixa de ser algo importante, pois sem ele, as situações imprevisíveis e as novas oportunidades poderiam nem ter acontecido". (Vinicius Augusto Cruz De Biasio)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Frases Vinigutistas: 5° pensamento

"Escolher é uma ação cotidiana e em algumas dessas escolhas somos direcionados às escolas da vida. Somos sujeitados a diversas provas e em determinadas situações tomamos grandes sustos, como se tirássemos uma nota vermelha. Esse é o momento mágico, a hora de reflexão, de rever valores e atitudes, como se houvesse um professor prestando auxílio com o objetivo de formar indivíduos evoluídos e saudáveis, tanto no âmbito físico quanto no mental". (Vinicius Augusto Cruz De Biasio)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cadastro Positivo - Vantagens & Desvantagens

O Cadastro Positivo, banco de dados que registra a pontualidade de pagamentos feitos pelos consumidores, entrou em vigor em 1° de janeiro de 2013. Confira a seguir as vantagens e desvantagens desse cadastro:


VANTAGENS

O maior acesso ao crédito, ou seja, os consumidores que estiverem neste cadastro não precisarão comprovar renda. Haverá menos burocracia pois serão avaliados apenas pelo seu histórico.

Melhores condições de negociações e financiamento com os estabelecimentos.

Menor risco de prejuízo por parte do comércio.

Os estabelecimentos podem reduzir taxas de juros e definir uma oferta mais vantajosa ao consumidor. Essa redução não é uma garantia, e sim, uma possibilidade.

DESVANTAGENS

Uso incorreto dos dados do consumidor: por mais que os dados sejam claros e objetivos, o cadastro registrará o comportamento de compra e pagamento do consumidor, além de possuir dados pessoais como profissão e renda. Portanto, departamentos de telemarketing poderão utilizar de forma ilícita essa ferramenta.

Coerção de estar incluso neste cadastro, pois aqueles que são bons pagadores e que por ventura precisarem ter acesso ao crédito, terão que se cadastrar para obter melhores negociações.

Avaliação mais subjetiva: não teremos apenas o inadimplentes e os que não estarão inclusos no cadastro negativo. Teremos os inadimplentes, pessoas que nunca precisaram obter um financiamento e provavelmente não estejam no cadastro, aquelas que atrasaram o pagamento de suas dívidas mas pagaram e aquelas que pagam suas dívidas corretamente. Não se sabe como será a avaliação por pontos ou se a pessoa que nunca contraiu uma dívida terá uma pontuação menor do que aquela que paga corretamente.

Referências:

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Proibido Amar

Não é preciso ser um grande estudioso para dissertar sobre as relações amorosas atuais. Por meio do senso comum é possível perceber que os vínculos afetivos estão mais frágeis.
Casais estão se divorciando antes de ter uma conversa séria, perdoar ou dar uma nova chance. A Internet e as redes sociais transformaram pessoas, tornando a infidelidade e a desconfiança mais presente nos lares.
A facilidade de comunicação, diversos corpos e rostos bonitos, e a sensação de que a vida de outras pessoas são perfeitas atraíram indivíduos de qualquer idade, estado civil e sexo ao âmbito cibernético.
Aplicativos de redes sociais facilitaram o sexo casual, o que propicia o aumento de adultérios e a disseminação de DSTs.
Para alguns, o sexo casual é uma ótima alternativa, visto que o tempo para o lazer e para a vida amorosa estão mais escassos. Outros, preferem esquecer a vida amorosa e priorizar a vida profissional. Poucos tentarão manter o casamento ou desejarão casar.
Haverá uma tendência ao sentimento frio, onde praticamente será proibido amar, com a finalidade de prevenir sofrimentos ou doenças afetivas.