O Cadastro Positivo, banco de dados que registra a pontualidade de pagamentos feitos pelos consumidores, entrou em vigor em 1° de janeiro de 2013. Confira a seguir as vantagens e desvantagens desse cadastro:
VANTAGENS
O maior acesso ao crédito, ou seja, os consumidores que
estiverem neste cadastro não precisarão comprovar renda. Haverá menos burocracia
pois serão avaliados apenas pelo seu histórico.
Melhores condições de negociações e financiamento com os
estabelecimentos.
Menor risco de prejuízo por parte do comércio.
Os
estabelecimentos podem reduzir taxas de juros e definir uma oferta
mais vantajosa ao consumidor. Essa redução não é uma garantia, e sim, uma possibilidade.
DESVANTAGENS
Uso incorreto dos dados do consumidor: por mais que os dados sejam claros e objetivos, o
cadastro registrará o comportamento de compra e pagamento do consumidor, além
de possuir dados pessoais como profissão e renda. Portanto, departamentos de
telemarketing poderão utilizar de forma ilícita essa ferramenta.
Coerção de estar incluso neste cadastro, pois aqueles que são bons pagadores e que
por ventura precisarem ter acesso ao crédito, terão que se cadastrar para obter
melhores negociações.
Avaliação mais subjetiva: não teremos apenas o inadimplentes e
os que não estarão inclusos no cadastro negativo. Teremos os inadimplentes, pessoas que nunca precisaram obter um financiamento e provavelmente não estejam no cadastro, aquelas que
atrasaram o pagamento de suas dívidas mas pagaram e aquelas que pagam suas
dívidas corretamente. Não se sabe como será a avaliação por pontos ou se a
pessoa que nunca contraiu uma dívida terá uma pontuação menor do que aquela que
paga corretamente.
Referências:
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