Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cadastro Positivo - Vantagens & Desvantagens

O Cadastro Positivo, banco de dados que registra a pontualidade de pagamentos feitos pelos consumidores, entrou em vigor em 1° de janeiro de 2013. Confira a seguir as vantagens e desvantagens desse cadastro:


VANTAGENS

O maior acesso ao crédito, ou seja, os consumidores que estiverem neste cadastro não precisarão comprovar renda. Haverá menos burocracia pois serão avaliados apenas pelo seu histórico.

Melhores condições de negociações e financiamento com os estabelecimentos.

Menor risco de prejuízo por parte do comércio.

Os estabelecimentos podem reduzir taxas de juros e definir uma oferta mais vantajosa ao consumidor. Essa redução não é uma garantia, e sim, uma possibilidade.

DESVANTAGENS

Uso incorreto dos dados do consumidor: por mais que os dados sejam claros e objetivos, o cadastro registrará o comportamento de compra e pagamento do consumidor, além de possuir dados pessoais como profissão e renda. Portanto, departamentos de telemarketing poderão utilizar de forma ilícita essa ferramenta.

Coerção de estar incluso neste cadastro, pois aqueles que são bons pagadores e que por ventura precisarem ter acesso ao crédito, terão que se cadastrar para obter melhores negociações.

Avaliação mais subjetiva: não teremos apenas o inadimplentes e os que não estarão inclusos no cadastro negativo. Teremos os inadimplentes, pessoas que nunca precisaram obter um financiamento e provavelmente não estejam no cadastro, aquelas que atrasaram o pagamento de suas dívidas mas pagaram e aquelas que pagam suas dívidas corretamente. Não se sabe como será a avaliação por pontos ou se a pessoa que nunca contraiu uma dívida terá uma pontuação menor do que aquela que paga corretamente.

Referências:

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Proibido Amar

Não é preciso ser um grande estudioso para dissertar sobre as relações amorosas atuais. Por meio do senso comum é possível perceber que os vínculos afetivos estão mais frágeis.
Casais estão se divorciando antes de ter uma conversa séria, perdoar ou dar uma nova chance. A Internet e as redes sociais transformaram pessoas, tornando a infidelidade e a desconfiança mais presente nos lares.
A facilidade de comunicação, diversos corpos e rostos bonitos, e a sensação de que a vida de outras pessoas são perfeitas atraíram indivíduos de qualquer idade, estado civil e sexo ao âmbito cibernético.
Aplicativos de redes sociais facilitaram o sexo casual, o que propicia o aumento de adultérios e a disseminação de DSTs.
Para alguns, o sexo casual é uma ótima alternativa, visto que o tempo para o lazer e para a vida amorosa estão mais escassos. Outros, preferem esquecer a vida amorosa e priorizar a vida profissional. Poucos tentarão manter o casamento ou desejarão casar.
Haverá uma tendência ao sentimento frio, onde praticamente será proibido amar, com a finalidade de prevenir sofrimentos ou doenças afetivas.